
Vara com Molinete
Não é tão difícil quanto parece, se a linha estiver esticada , com sua vara montada é só colocar isca no anzol, segurar a vara com as duas mãos, a linha com o dedo indicador, levantar a alça do molinete com isso a linha não sairá pois você está segurando a linha com o indicador.
Para arremessar mire onde deseja arremessar, jogue fazendo a alavanca com o braço e a vara no momento que estiver jogando, levante o dedo indicador liberando a saída de linha.
Nos primeiros arremessos é normal que acabe soltando antes ou depois, não se preocupe logo estará arremessando muito bem, é só praticar.
A isca cairá na água, espere até que esteja no fundo, você perceberá que parou de afundar, feche a alça do molinete e coloque a vara no suporte, encaixe a vara no suporte, deixando ela ficar entre 70 a 80 graus em relação a água, estique a linha suavemente, até que fique bem reta
Mas como perceber que o peixe está lá? Você perceberá que a ponta da vara mexerá, pode ser que o peixe não pegue de uma vez, fique apenas beliscando a isca suavemente, aguarde que ele pegue a isca com força isso fará com a que a vara dobre. Neste momento a fisgada deve ser certeira.
Para fisgá-lo basta que o tranco seja curto e seco. Com o peixe na linha nunca abaixe a vara, de modo que a ponta fique na direção do peixe, e também não levante a vara de modo que a vara passe do angulo de 90 graus, isso vai forçar seu equipamento e poderá quebrar a vara.
Quando a vara chegar ao ângulo de 90 graus, vá abaixando a vara e recolhendo a linha com o molinete até o angulo de 20 graus em relação à água, e repetidamente até o peixe chegar na beirada. Assim que o peixe for fisgado, pode ser que como ele ainda não está cansado, queira puxar a linha, não se preocupe, mantenha a mão na espuma da vara, e segure com o botão da fricção regulado, o molinete soltará a linha progressivamente.
A fricção é o botão do molinete que pode ser dianteiro na parte de cima do carretel, ou traseira na parte de baixo do molinete.
A fricção serve exatamente para que a linha não arrebente, caso o peixe comece a puxar a linha com muita força ou dê um tranco na linha sem que se espere, regule esta fricção para que não fique apertada demais, pois fará com a que a linha se rompa, mas também não deixe o botão muito frouxo,senão a linha sairá muito facilmente e não criará uma resistência para cansar o peixe. O peixe chegando à beira é só tirar o anzol sem farpa que estará preso na boca , tirar sua foto registrando esse momento mágico, e soltar o seu peixe.