top of page

Varas de Pesca

As varas de pesca podem ser feitas de alguns materiais: Carbono/Grafite ou fibra de vidro, podendo ser oca ou maciça.As varas podem ser inteiriças (uma única parte), duas ou mais partes.Os cabos das varas podem ser de madeira, E.V.A ou cortiça.

As varas de CARBONO/GRAFITE, apesar de mais caras, não significam que são mais fortes que outras mais baratas.A virtude das varas fabricadas nesse material é justamente o contrário de força, elas são extremamente leves, possuem uma resposta de fisgadas e arremessos muito mais eficiente.Acima de tudo é necessário que quando um pescador comprar uma vara de carbono/Grafite ele esteja disposto a tomar alguns cuidados, para que o equipamento não se quebre por uso indevido como quedas ou batidas.

 

Varas de fibra de vidro são muito mais resistentes, recomendadas a pescadores iniciantes ou para aqueles que não são muito cuidadosos com o material, apesar de todas as regras citadas abaixo também serem válidas para esse tipo de vara, as chances de acontecer algum tipo de quebra é realmente muito menor.

Varas para Molinete

Para não causar problemas na hora do arremesso, os passadores das varas para molinetes são maiores, pois a linha sai em espiral causando maior atrito da linha com o passador, não possuem gatilho.

Varas para Carretilha

Os passadores das varas para carretilha são menores por que a linha sai em linha reta em direção à ponta a vara, desse modo também diminuem o peso da vara. A maioria possui gatilho que é aquele apoio ao dedo que se encontra na parte inferior.

Varas para Fly Fishing

Podemos encontrar varas com duas ou até oito partes, sem comprometimento da ação e potência, claro que isto vale para varas de marcas tradicionais, onde existe a aplicação de alta tecnologia na fabricação. Em verdade o que vai definir o número de partes da vara é o flyfisher, em razão do transporte habitualmente utilizado por ele. Se as viagens são feitas de carro, varas com duas ou três partes estão bem indicadas.

Partes de uma Vara de Pesca

BLANK – É o corpo da vara, responsável pelo poder da vara, ou seja, a quantidade de esforço que a vara suporta. Ele varia de tamanho, formato etc, dependendo da pescaria, e é ele o responsável pela ação da vara

REEL SEAT – É o local onde se fixa, a carretilha, molinete e spincast na vara

REAR GRIP – Conhecido como “cabo”. As vezes curto ou comprido dependendo da modalidade a ser usada.

BUTT CAP – É a tampa do cabo. Peça muito importante. Além de ser um item no acabamento da vara. É o Butt Cap que evita o choque direto do Blank com o chão, o que poderia causar trincas na vara. É ele também que veda o cabo e o Blank para não acumular sujeiras como umidade, areia, limo, maresia, barro, etc.

TIP TOP – A Ponteira da vara.

GUIDES – São os Passadores ou Guias da Mesma.

HOOK KEEP – Prendedor de anzol/ iscas artificiais, item que algumas tem outras não. Embora seja de grande ajuda, não altera nada na vara ter ou não.

Unidades mais usadas para ajudar em nossas definições

1’ ft (pé) = 30,48cm = 12”polegadas

1” (polegada) = 2,54cm

1 lb (libra) = 453,59gramas

1 oz (onça) = 28,35gramas

Aplicação

Em primeiro lugar precisamos ter certeza se vamos usar a vara com molinete ou carretilha e qual será a finalidade de nosso equipamento, pois são inúmeras as aplicações, Pesca de Praia, Costões, Embarcadas, etc., mudando totalmente suas características.

Comprimento

Definida a aplicação começamos a caracterizar nosso equipamento pelo seu comprimento.

Esta característica já começa a interagir com alguns fatores importantes, arremessos longos, médios, pesca de beira, estatura do pescador, etc. O Pé é representado por uma aspa no lado direito superior.

Um Pé = 1´ ( ou seja 30,48 centímetros )

 

A Polegada é representada por duas aspas no lado direito superior.

Uma Polegada = 1´´ ( ou seja 2,54 centímetros )

 

Exemplo de conversão: um caniço de 5’6″ (5 pés e 6 polegadas) tem seu comprimento em centímetros calculado da seguinte forma:

 

5 x 30,48 (1 pé) = 152,4cm

6 x 2,54 (1 pol) = 15,24cm

 

Somando as duas conversões temos: 152,4 + 15,24 = 167,64 cm ou 1,67m.

Geralmente os fabricantes arredondam esta medida, logo é comum encontrarmos caniços de 1,65m a 1,68m com a medida de 5’6″

Peso

Definida a utilização do material devemos optar pela melhor escolha considerando o material de fabricação e a finalidade. Se for uma pescaria de espera pode-se utilizar uma vara mais pesada, mas se for uma pescaria de isca artificial, opte por um material mais leve já que ficará com o equipamento na mão durante toda a pescaria.

    Potência

Podemos definir como sendo a capacidade de força que as varas suportam para trabalhar a carga de lançamento.Na grande maioria das varas vêm especificado na mesma as seguintes informações:Algumas varas tem esses valores especificados em gramas o que facilita para a maioria dos usuários, porém, algumas estão em onça representada pela sigla (oz.)

CASTING

Exemplo: 3/16 - 1/2oz.

1 oz = 28,35 grs (Uma Onça)

3/16 oz = 28÷16 x 3 = 5,25g

1/2oz = 28÷2 x 1 = 14grs

Significa que uma vara com as especificações 3/16 - 1/2oz

pode arremessar o peso entre o mínimo e no máximo.

      Resistência

Basicamente a resistência, corresponde à força que a vara pode suportar adotando-se sua medida em libras. O ideal é que à resistência da vara deve ser maior do que a resistência da linha, e o peso dos peixes a serem pescados.

Tomaremos como exemplo uma vara com resistência de 8 a 14lb (3,628 a 6, 350 kg), isso equivale ao uso de linhas entre 0,27 a 0,35mm, se usarmos linhas acima da bitola 0,35mm corre o risco da vara quebrar antes do que a linha. Imagine amarrar a ponta do caniço em um ponto fixo com uma linha dentro da especificação da vara, envergando ao máximo, a linha deve se romper antes do que a vara. É no fator resistência das varas e das linhas que entramos com a regulagem de fricção dos molinetes, garantindo a segurança do material.

Exemplo de como calcular: Vara que tem de 8 a 14lbs

1Lb tem 0,4536 Kg é quase meio quilo.

Então é só converter uma vara que aguenta no mínimo 8lbs e no máximo 14lbs.

Você pode multiplicar direto:

Mínimo: 8lbs x 0,4536 = 3,26 Kg

Maximo: 14lbs x 0,4536 = 6,35

Mas e se você não tiver uma calculadora na hora, como fazer?

Vamos fazer para ter uma referência:

Na vara está escrito 14 lbs

Vejamos, se 1 libra é quase meio quilo vou dividir 20 por 2,

Então são 7 kg, mas ainda tem que tirar um pouquinho.. Sempre tire 10% para ajustar.

10% de 7kg é 0,7

Então 7 Kg - 0,7 Kg = 6,3Kg

Agora sabemosquantos quilos aguenta no máximo essa vara,

pode calcular para o mínimo da mesma forma.

Rigidez

A rigidez indica a envergadura da vara de pescar, em função da força que é aplicada. Desta forma podemos definir se o equipamento é de ação ultra rápida, rápida, média/moderada ou lenta. Assim sendo varas de pescar com a mesma resistência podem ter diferentes ações.

Podemos também dizer que a ação de rigidez da vara de pesca diz respeito à velocidade com que o blank (corpo da vara) se recupera, ou volta à sua forma normal, quando flexionada, está relacionada também com o tamanho e o peso das iscas que se vai usar.

Ações padrão baseadas na rigidez dos caniços

Ação Extra Rápida – Curva-se somente na parte da ponta, aproximadamente 1/4 do comprimento

Ação Rápida – Curva-se na terça parte superior da vara, aproximadamente 1/3 do comprimento

Ação Moderada – A curvatura estende-se em toda a metade superior.

Ação Lenta – Curvatura progressiva em toda a vara.

Classificações padronizadas de ação das varas

baseadas em suas resistências

UL - (Ultra light = Ultra leve) - Para conjuntos com peso de 1/32 a 1/4 oz (0,88 a 7,08 g) e linhas com resistência de 2 a 8 lb (0,907 a 3,628 kg).

L - (Light = Leve) - Para conjuntos com peso de 1/16 a 3/8 oz (1,77 a 10,63 g) e linhas com resistência de 4 a 10 lb (1,814 a 4,536 kg).

ML - (Medium light = Média a leve) - Para conjuntos com peso de 1/8 a 1/2 oz (3,54 a 14,17 g) e linhas com resistência de 6 a 12 lb (2,721 a 5,443 kg).

M - (Mediun = Média) - Para conjuntos com peso de 1/4 a 5/8 oz (7,08 a 17,71 g) e linhas com resistência de 8 a 14 lb (3,628 a 6,350 kg).

MH - (Mediun heavy = Média pesada) - Para conjuntos com peso de 3/8 a 1 oz (10,63 a 23,35 g) e linhas com resistência de 10 a 20 lb (4,356 a 9,072 kg).

H - (Heavy = Pesada) - Para conjuntos com peso de 1/2 a 1 e 1/2 oz (14,17 a 42,52 g) e linhas com resistência de 12 a 25 lb (5,443 a 11,340 kg).

XH - (Extra Heavy = Super pesada) - Para conjuntos com peso de 3/4 a 3 oz (21,26 a 85,05 g) e linhas com resistência de 17 a 30 lb (7,711 a 13,608 kg).

Obs.: Podem ocorrer variações conforme o fabricante .

 

© 2023 by My site name. Proudly created with Wix.com

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Classic
  • Instagram App Icon
  • Google Classic
bottom of page