top of page

Carretilhas

O grande problema de todos que iniciam com este equipamento, é o pouco conhecimento do produto, e muitos não usam nem 20% de tudo o que uma carretilha pode oferecer.

Vamos conhecer primeiro os tipos de carretilhas:

Existem basicamente dois tipos de carretilhas, As de Perfil Alto e as de Perfil Baixo.

 Perfil Alto

São carretilhas que tem como função uma pesca de espera, já que não possuem um formato tão anatômico do que as de perfil baixo, por outro lado são feitas de material resistente próprio para pescaria mais pesada.

Perfil Baixo

São carretilhas mais leves e proporcionam um conforto muito maior ao pescador. Por isso são utilizadas nas pescarias de arremesso com isca artificial, onde esse movimento é repetido inúmeras vezes.

Partes de uma Carretilha

Arremessos

Para arremessarmos uma carretilha bem, devemos conhecer a sua composição, para podermos ajustá-la no momento da pescaria onde se faz as diversas regulagens para o arremesso, e a regulagem da fricção que é o conjunto que protege o seu equipamento contra ruptura (carretilha, linha e vara), isso ajuda muito caso se depare com uma situação inesperada como vento ou correnteza e tenha que trocar o chumbo a ser utilizado evitando assim as chances de cabeleiras.

     Cabeleira

É quando a linha embola no arremesso, com carretilhas é mais frequente de acontecer do que com molinetes. Acontece quando a isca bate na água e o pescador não para a linha do carretel com o dedo, ou quando existe algum tranco na linha durante o arremesso.

Freio Mecânico / Ajuste Fino

Este botão da carretilha é responsável pela regulagem no início do arremesso. Ela é feita através da porca, que mecanicamente aperta a ponta do eixo do carretel deixando o seu giro mais solto ou travado, regulando o peso da isca.

Para o pescador com pouca experiência no uso de carretilhas, a regulagem deve ser feita da seguinte forma:

Montado o equipamento (vara, carretilha, linha e isca), deixe a ponta da vara na horizontal, na altura dos ombros, feche totalmente o freio mecânico e destrave o carretel. A isca deve ficar perto da ponteira da vara, pois o freio está fechado. Solte vagarosamente o freio mecânico até que o carretel gire e a isca desça suavemente até o chão. Para uma regulagem perfeita, quando a isca tocar o chão, o carretel deve parar de girar.

Desta forma o arremesso vai ser mais curto, porém com menor possibilidade de fazer cabeleiras. Com treino e adaptação ao equipamento, pode-se soltar o freio mecânico deixando o carretel totalmente solto, possibilitando um arremesso bem mais longo. Nesse caso o controle do freio é feito com o dedo polegar sobre o carretel.

Freio Magnético

O freio magnético tem um conjunto de imãs que atuam no carretel. Os imãs são fixos na tampa lateral da carretilha. Um botão lateral posicionado do lado oposto da manivela, de recolhimento e numerado de 0 a 10 regulam o freio.

Quanto mais próximos do 10, mais imãs atuam no carretel e mais preso fica. E quanto mais próximo de 0(zero), mais livre ficará o carretel.

Para regular, posicione o freio magnético na posição 10(mais presa) e inicie os arremessos abrindo um ponto de cada vez até encontrar o ponto ideal para arremessar bem e sem cabeleiras. Este freio é muito útil para arremessar contra o vento.

Freio Centrífugo

Os freios centrífugos funcionam da mesma forma que os magnéticos, porém, tem mais precisão e são de difícil acesso, pois ficam no interior da carretilha.

Esse sistema de freio é acionado durante o arremesso, evitando que o carretel gire mais do que a saída de linha, evitando a cabeleira. Existem carretilhas com 2, 4 ou 6 buchas.

São eixos radiais presos ao conjunto do carretel, nestes eixos são colocados pesos (buchas). No arremesso, com o alto giro do carretel, estes pesos são jogados contra uma calota (aro) e por atrito vai freando o carretel controlando a saída da linha.

Em uma carretilha com 4 buchas você pode deixar por exemplo 3 buchas fechadas e uma aberta, ou deixar totalmente aberta para um arremesso mais solto ou fechá-la por completo fazendo todo o trabalho dos freios no arremesso. Essa regulagem depende do conhecimento e da facilidade de arremesso de cada um. Aconselho a começar com os freios fechados e depois com o tempo vá abrindo um a um, conforme sinta de necessidade.

Fricção

É um dispositivo de regulagem da compressão do carretel que permite liberar a linha com a pressão desejada. Com a linha muito solta o peixe tem facilidade de levar muita linha e enroscá-la, e com a linha muito presa, pode ser que arrebente logo nas primeiras corridas do peixe. Essa regulagem vai variar de acordo com a linha ou com o tipo de pescaria. O ideal é regular a fricção em ¼ da capacidade da linha, ou seja, em uma linha com resistência para 20 kg, regula-se a fricção em 5 kg. Regulagem: Com a ajuda de seu parceiro, engate o anzol em uma balança pequena e comece a puxar a vara lentamente. O ponto em que a linha deve começar a ser liberada da carretilha deve estar próximo a ¼ da resistência da linha, nesse caso, na balança deve marcar 5 kg. Se a linha for liberada antes de 5 kg, a fricção está muito aberta. Se ultrapassar o peso, a fricção está muito fechada. 

Exemplo: Resistência da linha = 20kg regulagem da fricção - 1/4 = 5kg.

Diferenças

A dúvida para escolher uma carretilha de perfil alto ou perfil baixo é muito frequente. Ao fazer uma analise desses dois perfis, podemos encontrar algumas diferenças.

Anatomicamente, as de perfil baixo são mais confortáveis do que as de perfil alto. O motivo principal das carretilhas de perfil baixo proporcionar maior conforto é a forma que conseguimos segura-lá, que é por cima. Por isso, as de perfil baixo são preferências para pescaria de arremesso com isca artificial. Comparando o material que elas são feitas, as carretilhas de perfil alto normalmente são feitas de metais resistentes, próprios para pescaria pesada. As de perfil baixo são feitas de materiais mais leve, como magnésio ou plástico de alta tecnologia. Hoje em dia, com o grande avanço tecnológico, podemos encontrar carretilhas de perfil alto com sistema DC, que são ótimas para pescaria de arremesso com iscas artificiais.

Conheça sua carretilha e arremesse sem cabeleiras.

 

 

© 2023 by My site name. Proudly created with Wix.com

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Classic
  • Instagram App Icon
  • Google Classic
bottom of page