top of page

Tilápia

 

Família: Cichlidae

Características: Dentre as mais de 100 espécies de tilápias, uma recebeu destaque especial, a do Nilo. Essa espécie exótica tem grande distribuição feita no Brasil e é uma das três mais espalhadas pelo mundo todo. Elegantes, de porte médio, no Brasil com até cerca de 60 cm e 3 kg, têm o corpo comprimido. A boca é terminal e está ornada de pequenos dentes, quase imperceptíveis. A nadadeira dorsal divide-se em duas partes, uma anterior espinhosa e uma posterior ramosa. A nadadeira caudal é arredondada e pode apresentar tons de marrom avermelhado, assim como outras. A coloração geral do corpo é cinza azulado.Hábitos: Seus hábitos alimentares são onívoros, tendendo a comer mais ervas (herbivoria), embora possam consumir oportunisticamente o que estiver disponível, como plâncton, insetos, vermes e ovos ou alevinos de outros peixes. Se o ambiente for favorável e houver abundância de alimentos e temperatura ideal, entre 26º e 28 º C, tilápias do Nilo podem se reproduzir até 4 vezes em um ano. Escavam ninhos côncavos nos fundos de terra de locais rasos. Executam o chamado cuidado paternal, até seus filhotes poderem se virar sozinhos. Se um predador não controlar suas populações, tendem a reproduzir de tal forma que somente sobram peixes pequenos ou nanicos. Preferem ocupar ambientes mais próximos das margens, de água mais rasa, parada ou com pouca correnteza. Na maioria dos casos, não toleram temperaturas inferiores a 12 º C.Curiosidades: Dente as mais de 2 mil espécies de ciclídeos, as tilápias são, de longe, as mais conhecidas. Suas características biológicas – rusticidade de manejo, grande poder de sobrevivência em condições ambientais diversificadas, dieta variada e excelente desempenho em cativeiro – tornaram-nas excelentes para a piscicultura, o que lhes valeu fama mundial.

Onde encontrar: As tilápias podem ser encontradas em todos o nosso país, desde a Amazônia até o Rio Grande do sul. Preferem viver nos lagos e represas, ou ambientes de água parada, embora também possam ser encontradas em rios com águas rápidas. Normalmente não ficam perto de estruturas, permanecendo nos fundos de argila ou areia procurando comida. O verão é a melhor época para pescá-las com grande variedade de iscas.

Dicas para pescá-lo: Muitas vezes as tilápias pegam a isca sutilmente. Colocar cerca de 50 cm de linha mais grossa e colorida na ponta da vara ajuda a detectá-las.

© 2023 by My site name. Proudly created with Wix.com

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Classic
  • Instagram App Icon
  • Google Classic
bottom of page