Carpa Cabeçuda
Nome Popular: Carpa Cabeçuda
Nome Científico: Anstichtys nobilis / Cyprinus nobilis
Família: Pimelodidae
Distribuição Geográfica: China e introduzida no Brasil e Países da America do Sul .
Descrição: É um peixe de origem chinesa, procriado em laboratórios por Piscicultores. Se alimentam de Fitoplanctons, zooplanctófaga (Micro algas), alimenta-se também de algas coloniais e pequenos crustáceos, onde em pesqueiros é pega na superfície com bóias próprias, chuveirinhos e uma boa massa doce. Os exemplares pegos em pesqueiro variam de mais ou menos 3,5Kg podendo chegar aos monstruosos 50 Kg.
Equipamento: Deve ser de categoria média para pesada. Varas compridas, entre 2,0 e 4,0m para molinete ou carretilha que comportem de 100 a 150m de linha 0,30 a 0,40mm, com ações moderada a lenta, pois a boca das carpas são macias e rasgam com facilidade. Por isso o uso de vários anzóis presos em pequenas pernadas (chuveirinhos) são muito utilizados. Anzóis pequenos e afiados tipo maruseigo de número 12 a 18, ou 1/0 a 2/0 são os mais empregados. As melhores iscas são as massas.
Algumas delas são vendidas nos próprios pesqueiros. Dicas de pesca: Trabalhe os peixes fisgados com a fricção mais frouxa para não rasgar a boca das carpas e deixá-las escaparem.